Como as estações de rádio escolhem suas dez melhores faixas

Fique atento às 10 principais faixas da Radio Marano todos os dias com as faixas mais quentes da semana. Você pode ouvir uma variedade de músicas, desde músicas animadas a melodias calmas ou rock and roll emocionante. Participe de quaisquer enquetes online, vote por meio de textos ou envie seus pedidos em várias informações de contato para que seus artistas favoritos sejam apresentados na Rádio Marano.

Principais razões para que as faixas sejam selecionadas em uma lista das 10 principais 

Escolher as 10 principais faixas do dia é sempre uma parte empolgante do trabalho para todas as emissoras de entretenimento. No entanto, pode ser uma grande provação ao fazê-lo todos os dias. Se a lista for inteiramente composta pelos principais favoritos, a lista incluirá frequentemente a mesma faixa repetidamente. 

Por esta razão, Rádio Marano precisa seguir novos meios de medir as 10 melhores faixas todos os dias. Pode ser diferente por categorias, tema do dia ou mais. Aqui estão alguns detalhes sobre como as estações de rádio do Brasil escolhem seu top 10, mas pode ser diferente com cada estação. Estes são apenas os fatores mais comuns levados em consideração.

Tema da faixa de acordo com o programa/horário

Um dos elementos mais importantes que determinam qual faixa será tocada na lista das 10 primeiras é o tema do próprio programa. Pode ser uma lista de músicas de um determinado gênero, período ou artista específico. Todas as estações de rádio agendam seus programas por temas para atender o que é conveniente para os ouvintes. Cada grupo demográfico tem um horário preferencial para cada tipo de serviço e a Rádio Marano visa atender a essa expectativa.

O dia da semana, por exemplo, é um grande fator para decidir o tema do dia. O domingo é ótimo para as músicas das gerações passadas, pois é o dia de descanso para os adultos, enquanto as faixas mais recentes são tocadas nos dias de semana, quando os jovens estão fora de casa. Se todos os dias são ótimos para você ouvir rádio, sinta-se à vontade para participar de pesquisas diárias para a próxima lista dos 10 melhores. 

Popularidade e reputação do artista por trás da música

A popularidade do artista é um grande fator para decidir se ele deve ou não aparecer na lista dos 10 melhores. Pode haver um problema quando eles são tão populares que os ouvintes acabam solicitando músicas diferentes do mesmo artista. A Rádio Marano precisa abrir espaço para que outros músicos sejam apresentados no ar, para que a lista dos dez melhores possa apresentar apenas uma ou duas faixas do mesmo artista no momento. Mesmo que sua música mais votada tenha menos solicitações do que outra faixa, eles podem ocupar o primeiro lugar porque suas outras faixas também estão na liderança da seleção. 

Voto de popularidade através de pesquisas de mídia social 

social é uma plataforma muito útil para as estações e os ouvintes interagirem. É acessível, fácil de usar e artistas de todo o Brasil podem ser marcados pela especificidade do seu voto. O recurso mais útil para votar nas músicas para tocar é a enquete, mas depende se os DJs as usariam ou não. Se o fizerem, certifique-se de colocar seu voto ou inserir sua faixa favorita, pois esta lista dos 10 principais é orientada pela comunidade. 

Frequência de solicitações em outros programas

Votar nas 10 melhores músicas para tocar geralmente resulta em muitas indicações perdidas, mas a Rádio Marano pode ver que algumas dessas faixas aparecem ocasionalmente. Sua faixa favorita será apresentada em breve em uma lista especial das 10 melhores no futuro, se você for persistente o suficiente para solicitá-la. 

Essas categorias de vencedores frequentemente solicitados, mas que não são votadas, geralmente são jogadas em um programa da tarde. Fique atento ou aguarde um anúncio de playlists especiais. Os que você votou ao longo do tempo finalmente terão sua hora de brilhar no ar. 

Idade da faixa em relação ao tema

Em vez de critérios, a idade da faixa geralmente é um filtro comumente usado para o que tocar na lista dos 10 primeiros mais recentes. Esse tipo de programa geralmente se concentra nos sucessos mais recentes, a menos que seja sobre os favoritos de todos os tempos. Na maioria dos casos, as músicas que são populares por mais de um mês são colocadas nas linhas laterais para abrir espaço para as mais novas lançadas naquela semana. 

Da mesma forma, os 10 principais hits de um determinado período de tempo também estão usando a idade da faixa para filtrar a seleção. Desta vez, apenas as músicas lançadas em um determinado momento são priorizadas em relação às músicas mais recentes. Músicas mais antigas podem ter alcances mais amplos entre décadas e séculos, dependendo do tema do programa.

Preferências do elenco e equipe do programa de rádio

Radio Marano e muitas outras estações geralmente têm listas especiais dos dez melhores escolhidos pela equipe em vez dos ouvintes. Isso ajuda a estabelecer a identidade da estação como meio de entretenimento. Também é ideal para apresentar alguns artistas que merecem a atenção, mas não ganharam nenhuma das enquetes anteriores. Outras vezes, é para apresentar alguns dos maiores artistas que colaboraram com a estação em várias ocasiões. 

Principais razões pelas quais a lista de faixas mais populares é popular

As listas das 10 principais músicas nunca sairão de moda no entretenimento. O conceito em si é fácil de apreciar. Afinal, já é uma lista das dez melhores músicas de uma grande seleção de faixas. Existem outras razões pelas quais é tão popular entre todos os ouvintes. Aqui estão as cinco principais razões pelas quais as pessoas deram para apreciar as listas dos dez melhores:

Eles atendem à cultura pop A cultura

pop tem tudo a ver com celebrar tendências e novos artistas, em vez de apreciar repetidamente os lançamentos mais antigos. Clássicos sempre serão apreciados, mas é preciso haver um programa para permitir que novos estilos floresçam. É assim que a cultura avança ao invés de ficar estagnada em um critério específico usado por críticos em todo o mundo. As listas dos 10 melhores também são uma ótima maneira de escolher uma seleção segura de músicas que agradarão a um grande público. 

Eles promovem os artistas favoritos de milhões de fãs

A beleza de uma lista dos 10 melhores é como os ouvintes sabem que os vencedores da votação tiveram que competir com centenas de outros artistas. Ter uma faixa de um músico menos conhecido geralmente é motivo suficiente para os fãs comemorarem como uma conquista. Se chegar ao primeiro lugar, pode significar muito para sua carreira como artista.

As listas dos 10 melhores não são competições oficiais, mas pode significar muito para os artistas serem apresentados, pois recebem royalties de licenças gerais de todas as estações de rádio. Ser apresentado em um programa como este também aumenta sua exposição aos fãs da cultura pop que nunca ouviram falar deles e tem a chance de se juntar à sua comunidade de fãs. 

Eles expressam um consenso do presente

As listas Top 10 são playlists construídas pela comunidade, tornando-se uma métrica confiável do que é popular entre os ouvintes brasileiros atualmente. Ajuda a estabelecer o interesse da população sobre se o gosto pela música está mudando ou se ainda mantém o estilo clássico de entretenimento. Isso ajuda as pessoas a ter uma compreensão justa do que é apreciado pela população em geral naquele momento. Também ajuda a estabelecer um sentimento de nostalgia como a música que definiu a década, seja tocada com frequência em várias estações ou cantada pelas pessoas entre si. 

Eles promovem comunidades e cultura

Ouvir uma lista das 10 melhores músicas não é apenas para os fãs dos artistas ou do gênero musical. Destina-se a compartilhar essa experiência com aqueles que estão procurando uma comunidade para participar. As estações de rádio apresentam essas faixas e as pessoas que as tocam em público atraem a atenção de fãs que pensam da mesma forma. 

As dez principais listas também trazem o melhor do talento criativo de uma cultura e o exibem em todo o mundo. É assim que os artistas brasileiros permanecem entre os criadores mais populares, apesar de cantores estrangeiros com maior alcance e maiores patrocinadores competirem com os ouvintes locais. Da mesma forma, os fãs de grupos de todo o mundo também são mais propensos a encontrar um grupo ao qual possam pertencer, pois as estações também apresentam talentos internacionais. 

Limitar as listas de reprodução a 10 músicas é ideal para qualquer programa.

Várias estações apareceram no top 20 ou mais. Alguns chegam a atingir até 100 faixas tocadas em um dia. Manter o número apenas no top 10 permite uma experiência de votação mais competitiva entre os ouvintes, pois eles se concentram em apoiar os melhores sucessos de seus artistas, em vez de se espalhar. 

É assim que a Radio Marano pode ajudar a focar nas melhores faixas de cada músico, em vez de apresentar várias faixas dos mesmos grupos. A maioria das músicas já toca por 2 a 3 minutos em média, então já são 20 a 30 minutos por programa sem incluir os comentários e propagandas do apresentador. 10 músicas são suficientes para ouvir casualmente no Brasil , pois a emissora traz outros programas de entretenimento para mudar o clima. 

Leave a Comment

Your email address will not be published.